Obras de arte na decoração: Como decorar o seu imóvel com obras de arte!

- Publicado em Deixe um comentário

Obras de arte na decoração, para sair da monotonicidade, investir em obras de artes clássicas ou pinturas de seus autores preferidos pode ser uma ótima opção. Pular para o artigo

Obras de arte na decoração

O momento da decoração pode ser um dos mais esperados para muitas pessoas quando elas finalmente conquistam o apartamento dos sonhos, mas também pode faltar criatividade para sair do tradicional  e deixar o espaço personalizado.

Se esse é o seu caso e está precisando de ideias para trazer mais da sua personalidade para a sua casa, continue lendo o post e saiba como as obras de arte podem ser as suas aliadas!

Um apartamento sem decoração é um corpo sem alma

Quando visitamos uma casa ou um apartamento, de fato, a primeira coisa que nos chama a atenção é a decoração. Afinal, segundo os arquitetos e designers de interiores, essa “é a alma do negócio!”

E é claro que um dos nossos maiores desejos quando finalmente encontramos o lar ideal, é sentir-se confortável e em casa, além de dar um toque único para o espaço.

Quarto decorado com obra de arte
Quarto decorado com obra de arte

E para sair da monotonicidade, investir em obras de artes clássicas ou pinturas de seus autores preferidos pode ser uma ótima opção, e assim evitar os simples vasinhos de plantas que, claro, trazem conforto e verde para a decoração, mas não precisam ser as únicas alternativas.

As obras de arte vão trazer versatilidade para cada cômodo e deixá-lo único.

Explore a sua criatividade através de 4 passos.  

De nada adianta sair comprando dezenas de objetos avulsos, mesmo que sejam obras de arte caríssimas  e únicas, se elas não remeterem a sua essência e personalidade. O grande objetivo de trazer esse tipo de decoração para o seu apartamento é sair do tradicional e fazer com que você e os visitantes, identifiquem as suas características apenas pelo ambiente.

A frase “nossa, isso é a sua cara!”, é o que faz mais sentido agora. 

1. Autoconhecimento

Por isso, o autoconhecimento pode te ajudar a escolher o que você mais gosta, estilos que se identifica, lugares que já visitou, aliás, se você faz parte do time de viajantes, ideias de decoração não vão ser o seu problema. 

2. Busque inspirações

Hoje em dia existem diversos aplicativos que estimulam o compartilhamento de ideias e inspirações, como o Pinterest, até mesmo os pequenos artistas utilizam desses espaços para divulgarem as suas obras de forma gratuita. Uma dica é pesquisar por categorias e subcategorias de obras de arte que você acredita que fazem sentido para a sua personalidade. 

Por exemplo, é possível pesquisar por esculturas decorativas, mas para ser um pouco mais específico, tente inserir algo como “esculturas abstratas de bronze”; “esculturas egípcias”; “esculturas de ouro modernas”…  Ficou mais claro?

3. Procure ajuda profissional

Nem sempre conseguimos fazer tudo por conta própria, mas é por esse motivo que já existem profissionais especializados e dispostos a trazer sofisticação à decoração do seu apartamento. Talvez seja interessante verificar se o trabalho de um paisagista pode ser o que você esteja procurando na hora de escolher o estilo das obras, arquitetos e designer de interiores. 

4. Estude a temperatura do ambiente

Calma, você não precisa se especializar em meteorologia nem nada do gênero, nesse caso, o estudo da temperatura do ambiente é válido para garantir que o tipo de obra de arte escolhido não seja danificado pela umidade do ar.

Muitas esculturas e quadros antigos e valiosos precisam de uma temperatura ideal de acordo com a tinta utilizada, a idade da pintura, condições físicas dos materiais utilizados na estrutura… Então para manter a integridade da decoração e elegância do ambiente, leve esse ponto em consideração na hora da sua escolha.

Qual a linguagem do ambiente?

Aqui já é o momento em que falamos sobre a comunicação do lar, é um estilo minimalista? Clássico? Vintage? Rústico? Sim, existem inúmeras maneiras de se comunicar e até mesmo o ambiente deve ter clareza na “fala”.

Sala de jantar decorada com obra de arte
Sala de jantar decorada com obra de arte

Vamos pensar que a decoração de um consultório de dentista pode não cair bem para a decoração do seu apartamento. Ou então, as artes escolhidas para a uma chácara no interior, talvez não sejam capazes de transmitirem a essência de um apartamento de alto padrão, onde o luxo e delicadeza falam mais alto. 

Vamos falar de cada estilo de decoração e quais obras de arte trazem harmonia em conjunto:

Clássico ou tradicional

Nesse estilo, busca-se trazer móveis maiores do que os convencionais, normalmente adquiridos em leilões de antiguidades, madeiras nobres, cores sóbrias e design mais sério. Se você quer trazer essa essência para o ambiente, quadros de pinturas clássicas podem ser o ideal para a decoração!

As obras em estruturas de cobre, madeiras de jacarandá e nogueira, tons metalizados ou dourados vão inovar o visual do seu apartamento com muita elegância. 

Minimalista 

Se você quer algo mais leve e evitar ao máximo a poluição visual, podemos falar que o “menos é mais”.

O minimalismo tem o intuito de valorizar o ambiente em si com a pouca utilização de móveis e complementos, então o destaque deve ser o design do apartamento em si, trabalhando em cima de pequenos detalhes para valorizar as cores do cômodo, vista e iluminação.

Decoração minimalista
Decoração minimalista

Esculturas abstratas, desenhos com linhas estreitas e delicadas, formas geométricas e estátuas famosas vão cumprir esse papel. 

Étnico

Qualquer estilo que valorize a cultura de determinado povo é considerado um estilo de decoração étnico. Por exemplo, ambientes que buscam trazer a experiência oriental  vão utilizar objetos e obras de artes que remetam os povos da região, não há um padrão a ser seguido, pois cada cultura possui seus costumes e características.

É aqui que os viajantes natos entram em ação! A decoração pode ser composta principalmente por estátuas feitas pelos artistas locais, pinturas de seus lugares favoritos e simbologias. 

Moderno

O estilo moderno busca valorizar o design e os formatos dos complementos utilizados, deixando o conforto em segundo plano, cores claras predominam o ambiente para ter uma visão mais clean, atual e tecnologicamente avançada. 

Se a arte moderna te atrai, leve em consideração o uso de obras futuristas, formatos que causem perplexidade, surpresa e admiração. As estruturas metalizadas e que contenham vidro, como lustres de pedras luxuosas, e em cerâmicas, valorizarão esse ambiente mais avançado. 

E se nesse momento, a dica vale ouro, esse é o tipo de decoração que seria perfeita para o estilo dos apartamentos de alto padrão da Incorposul!

Contemporâneo 

Normalmente, pessoas que se identificam com o estilo moderno, muito provavelmente irão se apaixonar pelo contemporâneo também, afinal, ambos se complementam mas não são a mesma coisa. 

Enquanto a modernidade valoriza formas e o design do ambiente, o estilo contemporâneo prioriza o conforto e aconchego. As cores marcam presença e há uma exploração maior de texturas, linhas retas, tecidos lisos e móveis amplos.

Decoração contemporânea
Decoração contemporânea

Na decoração desse ambiente, as obras de artes coloridas vão ser as protagonistas, objetos avulsos que normalmente são destinados a uma função, podem enriquecer o visual também. Pinturas em mosaico e que explorem formas geométricas com cores vivas. 

Vintage

Você curte elementos luxuosos, mas não abre mão do despojado? É possível combinar o estilo vintage com a sofisticação se utilizada de maneira inteligente. A busca por formatos arredondados, cores vivas e que tragam peças das décadas de 50, 60 e 70 vão ser o seu braço direito durante a decoração. 

Peças antigas também têm o seu lugar por aqui, mas nesse caso, com o objetivo de reviver uma época. Por exemplo, peças de vinil, placas com logos antigos de marcas que você admirava e ainda admira, 

Temático

Como o próprio nome já diz, o tema em si é a decoração. Pode ser raro o uso desse estilo em ambientes residenciais, mas se você adora temas como faroeste, rock n roll, viagens, indie ou um cantor favorito, por que não trazer a sua personalidade para a sua casa através dessa decoração?

Pensando nesse cenário, explore quadros com fotografias ou caricaturas que possuam um acabamento mais trabalhado e com cores que combinem entre si sem desequilibrem a estética do cômodo. 

Rústico

Tendência e o queridinho de muitas pessoas, o estilo rústico explora o uso de madeiras escuras, lajotas à vista (normalmente são tijolinhos que deixam o vermelho do barro a mostra)

Decoração rústica com tijolinhos à mostra
Decoração rústica com tijolinhos à mostra

Miniaturas e estruturas trabalhadas em madeira, pedras com formatos diferenciados e cores escuras as quais o preto e marrom predominam, são ótimas opções de combinar a arte com o estilo do ambiente. 

Na prática, como trazer harmonia ao ambiente através das obras de arte?

Agora que você pôde conhecer um pouco sobre cada estilo de decoração, vamos para algumas dicas de posicionamento das obras de arte, que sem dúvidas, vão fazer toda a diferença ao ambiente e trazer sofisticação. 

É claro que não existem regras, pois o objetivo de personalizar a decoração da sua casa, é realmente deixar com a sua cara. Então o intuito dessas dicas é te ajudar a valorizar o espaço que deseja decorar e ter um aproveitamento melhor do investimento das obras escolhidas. Vamos lá?

Altura e comprimento 

Obras de arte costumam ser grandes investimentos, então tudo o que não queremos é comprar um quadro valioso e especial que não caiba em nenhuma parede do apartamento, certo?

Meça todos os cômodos da sua residência
Meça todos os cômodos da sua residência

Por esse motivo, antes de investir em qualquer obra, meça cada cantinho dos cômodos que deseja decorar, altura, comprimento e claro, tenha em mente a disposição dos móveis para evitar um ambiente “poluído” e pesado. 

O ideal é que os quadros fiquem na altura dos olhos, algo como 1,60m do chão. 

Ambiente e temperatura

Como já comentamos, umidade e obras de arte são ingredientes que não costumam se combinar entre si. A conservação das artes deve ser uma de suas prioridades, tanto pelo valor investido, pois quanto mais tempo se passa, maior a valorização de cada obra, quanto pelo valor sentimental. 

Então fique atento às lareiras, exaustores de cozinha e ar-condicionados.

Crie uma Gallery Wall!

Você sabe o que é uma Gallery Wall? Em geral, podemos traduzir para “galeria na parede”. 

É muito provável que o seu apartamento esteja pronto e decorado, mas ainda existe uma parede em branco que você não tem ideia do que fazer com ela. Esse é o cenário ideal para montar a sua galeria.

Gallery Wall em apartamento
Gallery Wall em apartamento

Veja essa parede como o seu mural de memórias, é ali que grandes traços da sua personalidade e lembranças importantes podem ser posicionadas. Desde fotos em molduras valorizadas, caricaturas, e pinturas de artistas famosos, como esculturas avulsas. 

A alma do negócio é a disposição e tamanho das molduras, você pode usar e abusar da sua criatividade! É interessante explorar diferentes maneiras de organização,  não há a necessidade de posicioná-las retas ou uma ao lado da outra. Busque inspirações

Seja intencional 

Além do bem-estar e visual, pensar nas histórias que podem ser contadas para as visitas sobre a escolha de cada arte e o porquê do valor emocional sobre elas, pode ser uma excelente fonte de entretenimento e descontração.  

É muito agradável ser convidado para um jantar na casa de um colega e se impressionar com as experiências vividas por ele, ouvir desastres de alguma viagem que se tornaram engraçados depois, conhecer artistas que antes não conhecia…

E claro, proporcionar essa experiência para os seus convidados através de obras de arte é extremamente elegante!

Você é do tipo de pessoa que não abre mão da elegância? Nós temos uma matéria completa e recheada de dicas de decoração para apartamentos de alto padrão, sinônimos de elegância e sofisticação. 

De fato, todo esse processo de encontrar um lugar para chamar de seu com uma localização privilegiada, características indispensáveis para você, e que valham a pena o investimento realizado, pode ser um momento de euforia, ansiedade e estresse. 

Entretanto, por um outro lado, é um dos momentos mais importantes da vida de muitas famílias, é o sentimento de conquista e realização.

Por isso, pensar com carinho na decoração do seu apartamento e enxergar essa fase com outros olhos, é uma maneira de se motivar e deixar cada cantinho com o seu toque!

Agora que você já sabe das vantagens de investir em decoração e principalmente, incluir obras de arte para valorizar o ambiente, por que não se encantar com o luxo que a Incorposul possui em  seus empreendimentos

Esperamos que todas as dicas te ajudem a trazer a sofisticação e conforto que o seu apartamento merece!

Imagem destaque – Dasartes

Compartilhe a sua opinião com a gente!