Vamos conhecer a Arquitetura Neoclássica e entender como ela está sendo aplicada nos dias de hoje. Pular para o artigo
A arquitetura é um campo de estudo muito amplo e cheio de conhecimentos incríveis sobre as civilizações antigas e manifestações culturais. Dentro da área, é possível identificar diversos estilos de arquitetura, cada um com suas características e história.
Nós adoraríamos falar detalhadamente sobre todos eles aqui, mas o tema de hoje é a Arquitetura Neoclássica, estilo pelo qual temos um carinho todo especial, pois está presente em um dos nossos empreendimentos, o Monte Saint-Michel Residence.
Estilos de arquitetura
Os estilos de arquitetura são estabelecidos por diversos fatores: necessidades de moradia, oferta de matéria-prima, condições locais, demonstrações de poder, influência de outros povos e por aí vai…
Cada estilo tem a sua história.
Podemos elencar os movimentos e estilos mais consagrados e influentes da arquitetura ocidental, são eles:
Clássico: com origem na Grécia antiga, tem como característica marcante as grandes colunas. Uma obra importante do estilo clássico é o Partenon, construído na Acrópole de Atenas no século V a.C;
Romântico: produzido na Europa entre os séculos VI e XI, o estilo é caracterizado por paredes grossas e resistentes com aberturas mínimas, pois as construções da época visavam a proteção contra invasões.
A Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, é uma representante do movimento;
Gótico: as linhas verticais são sempre marcantes em construções deste estilo. A Arquitetura Gótica é tida como um marco na história do continente europeu e das artes em geral, uma vez que rompeu com o modelo de construção vigente e se tornou uma vertente inovadora.
O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV. O gótico está presente em diversas igrejas da Europa, como a Catedral de Milão;
Barroco: o movimento Barroco é muito significativo para a pintura e para a escultura, artes que influenciaram no estilo arquitetônico. Também muito presente nas igrejas, a arquitetura barroca buscava a imponência através de curvas, arcos, abóbadas e contraste entre claro e escuro.
O movimento barroco também foi muito forte no Brasil, a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto é uma construção com características do período;
Art Déco: também se manifestando em diversas outras artes, o movimento Art Déco surgiu na década de 1920. Na arquitetura, o clássico e o moderno se fundem, sendo um estilo rico em formas geométricas e abstratas e materiais luxuosos. O Empire State em Nova York é um dos representantes famosos do estilo.
Outros estilos de arquitetura importantes são: Beaux Arts, Art Nouveau, Bauhaus, Moderno, Pós-moderno e Desconstrutivismo.
Estes são os estilos de arquitetura ocidental mais influentes da história, que ainda tem repercussão em diversas construções ao redor do mundo. Se o assunto for arquitetura residencial, poderíamos citar também as arquiteturas mediterrânea, tropical, minimalista, americana e escandinava.
Mas isso é assunto para outro artigo!
Arquitetura Neoclássica
Dentro desse seleto grupo de estilos super influentes, está a Arquitetura Neoclássica.
A Arquitetura Neoclássica foi inspirada na estética greco-romana e surgiu para expressar os valores da burguesia que emergia na Europa após a Revolução Francesa. Esse movimento teve início no final do século XVIII.
O neoclassicismo, movimento também presente na literatura, escultura e pintura, surgiu para se opor ao barroco e ao rococó, movimentos que promoviam a complexidade e o rebuscamento. Agora, tudo isso deveria dar lugar a simplicidade, superfícies planas e linhas retas.
Os artistas e arquitetos da época quiseram resgatar as características da arquitetura greco-romana como as colunas, frontões, arcos romanos e balaústres. Estava na hora de adaptar tudo isso para a idade moderna.
Esse desejo de reviver o passado foi muito influenciado pela redescoberta de Herculano e Pompéia, em 1738 e 1748. As cidades italianas soterradas pela erupção do Vesúvio, despertaram o interesse de todos pela arquitetura dos locais.
Os pensadores iluministas, que emergiram com a Revolução Francesa, também tiveram vital importância em reviver as características da arquitetura antiga.
Características da Arquitetura Neoclássica
Após reviver o interesse pelas antigas formas e construções da Grécia e Roma antiga, os neoclássicos adaptaram os elementos para a sua época, assim, é possível elencar algumas características pertencentes à arquitetura neoclássica.
- Utilização de materiais nobres, como pedra, mármore, granito e madeiras;
- Uso da proporção e simetria;
- Simplicidade nos sistemas construtivos;
- Abóbadas, cúpulas e frontões triangulares eram bastante utilizados;
- Os elementos puramente decorativos do barroco e rococó deram lugar para o que possuía função prática;
- Os três tipos de colunas da arquitetura grega voltaram com força: dórica, jônica e coríntia.
Para que você consiga visualizar com mais facilidade como essas características da arquitetura neoclássica foram aplicadas às construções, vale a pena conhecer algumas das construções deste estilo.
Construções neoclássicas
Algumas das construções mais emblemáticas do mundo carregam características do neoclassicismo.
Panteão de Paris
Obra inaugurada em 1758, o Panteão tem 110 metros de comprimento, 84 metros de largura e uma cúpula de 83 metros de altura. A fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular da autoria de David d’Angers.
Basílica de São Francisco de Paula
Localizada em Nápoles, na Itália, a igreja possui na fachada um pórtico apoiado em seis colunas e dois pilares jônicos. A cúpula tem 53 metros de altura. O pórtico é do arquiteto napolitano Leopoldo Laperuta, e o prédio principal é do arquiteto suíço Pietro Bianchi.
Saint George’s Hall
Localizada em Liverpool, a construção carrega nas inúmeras colunas as características do neoclássico. Foi projetado por Harvey Lonsdale Elmes por volta de 1840 e atualmente abriga um teatro para concertos, salas de reuniões e é sede dos tribunais da cidade.
Palácio Nacional da Ajuda
Em Lisboa, temos o belíssimo Palácio Nacional da Ajuda como representante da arquitetura neoclássica em Portugal. A construção, de autoria dos arquitetos Francisco Xavier Fabri e José da Costa e Silva, já serviu de casa para o rei D. Luis I (1838-1889), hoje funciona em grande parte como um museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, a Galeria de Pintura do rei D. Luís I e a Direção Geral do Património Cultural.
Capitólio
Um dos principais exemplos da influência neoclássica nos Estados Unidos é o Capitólio, em Washington D.C. A cúpula, em especial, é um elemento que chama a atenção. O prédio foi construído para seguir os ideais arquitetônicos europeus.
Neoclássico no Brasil
O movimento neoclássico no Brasil atingiu seu auge em 1816, com a chegada da Missão Artística Francesa, um grupo de pintores, arquitetos, escultores entre outros profissionais, que tinha a missão de estabelecer o ensino das artes plásticas em território brasileiro.
Faziam parte desse grupo: Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagem; Jean Baptiste Debret, pintor e desenhista francês, e Grandjean de Montigny, arquiteto.
Grandjean de Montigny iniciou a arquitetura neoclássica no Brasil, que ficou restrita à Corte e a camada mais rica da sociedade.
Em 1826, foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes, instituição responsável pela reorganização do sistema de artes visuais e arquitetura no Brasil. Se opondo ao estilo barroco, a Academia definiu o neoclássico como o padrão para as construções do país.
Após chegar no Rio de Janeiro, a arquitetura neoclássica se espalhou por outras cidades.
Construções neoclássicas no Brasil
Se a Arquitetura Neoclássica foi responsável por belíssimas construções mundo afora, no Brasil não foi diferente. Conheça alguns locais famosos que carregam este estilo em nosso país.
Palácio dos Leões
Atual sede do governo do Maranhão, o Palácio dos Leões é um importante representante da cultura do estado. Possui dois pavimentos e telhado ocultado por platibandas decoradas com balaústres.
Palácio do Itamaraty
As características neoclássicas desta construção são evidenciadas pela simetria, mármores róseos e tetos revestidos com decoração neoclássica. Construído entre 1851 e 1855 por Francisco José da Rocha Leão, Conde de Itamaraty, o projeto foi atribuído ao arquiteto José Maria Jacinto Rebelo.
Pinacoteca
Fundada em 1905, em São Paulo, a Pinacoteca é o museu mais antigo da capital paulista. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo no fim do século XIX. Características da arquitetura neoclássica como o uso de materiais nobres e formas geométricas e regulares podem ser observadas na construção.
Arquivo Nacional
Criado em 1838 e localizado no Rio de Janeiro, o edifício conta com detalhes no interior e na fachada do edifício principal, também possui escadarias e colunas em granito e paredes revestidas em mármore.
Palácio da Liberdade
O Palácio da Liberdade em Curitiba é uma construção neoclássica projetada pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Gaita. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná, como edifício de referência histórica do século XIX para a cultura local e estadual.
Depois dessa viagem através da história da arquitetura neoclássica, está na hora de voltar para o presente e entender como o estilo está sendo aplicado nos dias atuais.
Arquitetura Neoclássica residencial
Atualmente, a grandiosidade da Arquitetura Neoclássica está sendo adaptada a condomínios residenciais e grandes edifícios.
Colunas, simetria e linhas verticais são algumas das características mais comuns nas construções inspiradas no neoclássico. Cores neutras, tons pastéis e pedras nobres também são marcantes nas construções neoclássicas de hoje em dia.
As linhas consagradas e que influenciaram a arquitetura mundial estão sendo revividas e tomando conta do espaço urbano atualmente. Do mesmo modo que o neoclassicismo surgiu da redescoberta das cidades soterradas pelo vulcão Vesúvio, a aplicação do estilo atualmente é fruto da renomada beleza das grandes construções europeias.
Para quem busca as melhores experiências, nada melhor do que reproduzir e render homenagens à belíssima arquitetura do velho continente.
A arquitetura neoclássica atravessou gerações e atualmente vem emprestar sua elegância e imponência às construções residenciais.
Em ambientes internos
Os ambientes internos também absorveram muitos conceitos da arquitetura neoclássica. Pela simplicidade, simetria e cores neutras, o neoclássico é um estilo de fácil mistura com outros estilos.
Ambientes internos podem ser caracterizados como neoclássicos, porém, aceitar elementos de outros movimentos e ainda assim manter a harmonia.
Veja algumas ideias de como adaptar o estilo para ambientes internos:
- Madeira de lei, granito e mármore são alguns dos materiais que podem ser utilizados;
- Cristaleiras, gaveteiros, móveis de centro e de canto feitos em madeiras nobres;
- Utilize tons claros e pastéis;
- Busque harmonizar linhas retas e arredondadas. Colunas cilíndricas resgatam o neoclássico na sua origem.
- Você também pode utilizar pinturas e esculturas em mármore que remetam ao período do surgimento do movimento, valorizando muito a decoração.
Utilizar a cor preta e elementos com cores mais vivas e chamativas também é uma ótima opção para inserir peças em ambientes neoclássicos, visto que isso cria contraste.
Monte Saint-Michel Residence
Após conhecer alguns estilos de arquitetura e entender tudo sobre a Arquitetura Neoclássica, nós vamos te mostrar como a Incorposul utilizou o estilo para construir um empreendimento repleto de elegância. O Saint-Michel é um empreendimento Incorposul de arquitetura neoclássica carregado de história.
Assim como o Neoclassicismo, o Saint-Michel Residence também tem as suas origens na França. O nome, vem da ilha rochosa Monte Saint-Michel, local histórico e turístico do país, que resistiu a diversas tentativas de invasões no passado e que hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.
A arquitetura neoclássica está bem evidente na fachada do Saint-Michel: tons pastéis, linhas retas e simétricas e colunas na entrada principal.
A elegância não está só do lado de fora!
No hall de entrada, as cores claras e linhas são mantidas, e os detalhes em bronze conferem ainda mais sofisticação ao espaço.
Em todos os ambientes, a cor branca é predominante, com destaque para o uso de gesso e outros materiais nobres. Tons amadeirados garantem a harmonia dos espaços.
Localizado no bairro Saguaçu, em Joinville, o Saint-Michel ainda conta com:
- Bosque com 400m² de área de preservação;
- Lago;
- Quiosque com vista para o bosque;
- Piscina adulto e infantil com borda infinita;
- Pista funcional com academia ao ar livre;
- Playground ao ar livre;
- Salão de festas com cozinha e sala de jogos;
- Varanda Gourmet;
- Integração sala e varanda;
- Contrapiso acústico nas suítes, sala e circulação;
- Fechaduras biométricas nas portas sociais;
- Persianas automatizadas nas suítes.
Se você quer viver a Arquitetura Neoclássica no dia a dia, entre em contato conosco, o Saint-Michel pode ser o seu acesso para um estilo de vida mais elegante.
Compartilhe a sua opinião com a gente!