Um planejamento eficiente e organização das tarefas por prioridade, pode diminuir o cansaço e aumentar a otimização de tempo durante a sua mudança. Saiba como fazer uma mudança organizada! Pular para o artigo
Obra, desorganização e pilhas de caixas são etapas que causam muito estresse e até mesmo desânimo durante o processo de mudança para o novo lar.
Saber fazer um planejamento eficiente e organizar as tarefas por prioridade, é algo que pode diminuir o cansaço e aumentar a otimização de tempo para alocar as suas coisas no novo ambiente.
No artigo de hoje, vamos compartilhar algumas dicas essenciais para tornar esse momento de transformação o mais confortável possível.
Materiais essenciais para a organização
Ainda que você decida se desfazer de todos os móveis e decorar o novo apartamento do absoluto zero, é inevitável não ter uma pequena desorganização, afinal, muitos itens pessoais ainda deverão ser empacotados e não podemos esquecer de nada importante.
Caixas de papelão ou caixas organizadoras
As caixas organizadoras ou de papelão vão ser as suas maiores aliadas durante o processo de organização das roupas, objetos de decoração, calçados e tudo o que precisar embalar.
A primeira dica é separar as suas roupas por categoria, ou seja:
- Camisas, camisetas e blusas;
- Casacos, sobretudos e jaquetas;
- Calças, shorts e saias;
- Lingeries, peças íntimas e pequenas (cachecol, lenços, luvas e gorros);
- Calçados em geral.
O mesmo serve para os objetos de decoração, porém, por tamanho. Além de te trazer um nível de organização maior, irá te ajudar a otimizar o tempo quando precisar saber onde cada item está.
E é o que nos leva para o próximo tópico: documentos! Com toda a tecnologia dos dias de hoje, celular sempre na mão e versões digitais de documentos, é comum que aquela papelada antiga fique esquecida por anos no mesmo lugar.
Já existem documentos de identidade e certificados digitais, mas ainda sim, mantenha as versões antigas em papel guardadas. Então do que você realmente pode se livrar?
- Notas fiscais de compras antigas;
- Panfletos de propaganda;
- Blocos de notas preenchidos;
- Recibos;
- Contas de consumo vencidas;
- Guias e receitas médicas antigas.
Quanto menos volume tiver, maior será o espaço na sua nova casa. Acumular é um hábito que pode se tornar um ciclo vicioso, então o processo de mudança é uma ótima ferramenta para começar a se desfazer de coisas desnecessárias.
E claro, não se esqueça de adesivar e etiquetar cada caixa para que seja possível identificá-las, por exemplo: “camisetas”, “peças íntimas’, “documentos importantes”…
Pense no transporte e manuseio!
Carregar caixas pesadas, além de ser um fator de risco para graves lesões, acaba deixando todo o processo mais complicado! Por isso, uma dica é colocar alças nas caixas de papelão ou então, caso prefira as organizadoras compradas prontas, você pode encontrá-las já com as alças.
Se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa e fazer as suas próprias adaptações, vale a pena se inspirar em vídeos no Youtube ou no Pinterest, ótimas ferramentas para encontrar DIY (do-it-youself) ou “faça você mesmo”.
Faça uma lista de coisas essenciais e daquilo que pode abrir mão
Acumular itens desnecessários ou roupas que não são usadas há muito tempo é um hábito comum, e a mudança para um novo lar, uma nova fase, pode ser o empurrão que você precisa para se desfazer de alguns itens que já não fazem mais sentido para você.
Uma sugestão que pode te ajudar nesse processo é fazer uma lista do que não abre mão de jeito nenhum, como lembranças importantes ou peças que te trazem memórias emocionais.
Além disso, faça um tour geral por todos os cômodos e armários do apartamento antigo e analise o que pode ser descartado.
Você pode fazer isso à mão (papel e caneta) ou utilizar aplicativos específicos para organização de tarefas:
Malas de viagem apenas para viajar? Use-as na sua mudança!
Sim, as malas de viagem são bem espaçosas e práticas pelas rodinhas, então não deixe as suas vazias durante a mudança. Você pode guardar as suas roupas mais delicadas ou objetos frágeis (vidro/cerâmica).
E como o propósito é armazenar o máximo de coisas possíveis em um só lugar, existem alguns truques para aproveitar melhor o espaço das suas malas.
- Use sacolas a vácuo: além de evitar que as suas peças cheguem no novo apartamento danificadas, economizam espaço dentro da mala pela retirada do ar.
- Organizadores de malas: são pequenas bolsinhas que também ajudam a aproveitar o espaço.
- Tipo de dobra das peças: você pode fazer rolinhos ou se inspirar na dobra militar para conseguir colocar mais peças.
Explore a sua imaginação e encare a sua mudança como uma viagem com passagem apenas de ida!
Contrate serviços especializados
Embora seja possível realizar toda a mudança por conta própria, existem riscos que podem ser evitados com ajuda profissional, como o desmonte e transporte adequado para os seus móveis, principalmente se o seu objetivo é não se desfazer de alguma mobília.
Outra vantagem de contratar uma empresa de especializada em mudança é a organização. Se você não tem o dom de organizar ou até mesmo não gosta e não quer, ter esse apoio de uma empresa é o ideal para você.
Com isso, você ficará tranquilo, sabendo que um especialista está cuidando de todos os seus pertences e sabendo como organizar, empacotar e transportar sua mudança.
O mercado oferece serviços especializados, é possível contratar empresas que cuidam de todos os processos de mudança, desde a desmontagem da mobília até a organização das suas roupas no destino, ou seja, você não precisa se preocupar com limpeza, embalagem, transporte e toda a parte estressante.
Além disso, no âmbito de planejamento e organização residencial, vale pensar em empresas que executam um trabalho personalizado e customizado de acordo com as suas necessidades, como um closet organizado pela ordem das cores ou armário da cozinha por categoria.
Seja qual for a sua preferência, o apoio profissional pode trazer mais conforto e rapidez para a sua mudança e realocação na casa nova.
Solicite os desligamentos de todos os serviços
Para garantir que ao chegar na casa nova, o processo de instalação dos serviços seja o mais rápido e fluído possível, lembre-se de solicitar o desligamento ou transferência do antigo local com antecedência, faça um lista dos itens essenciais:
- Água;
- Gás;
- Luz;
- Telefone;
- Televisão à cabo;
- Internet.
- Entregas e correspondências.
- Atualização do endereço em aplicativos.
Sobrevivendo na casa nova…
Seja pelo tempo de adaptação e a desorganização da mudança nos primeiros dias na casa nova, é interessante fazer um checklist da sobrevivência.
Existem alguns itens essenciais que se tornam impossíveis de se encontrar em meio às pilhas de caixas, malas e sacolas, como por exemplo, produtos de higiene pessoal; maquiagens; roupas de cama e peças de banho.
Por esse motivo, a dica é montar um kit sobrevivência com aqueles produtos que você não abre mão e que sabe que vai precisar tê-los em mãos no dia a dia. O kit nada mais é do que uma bolsa ou uma caixinha em que você pode colocar:
- Desodorante e perfumes;
- Produtos de banho (sabonetes, shampoos);
- Higiene bucal (escovas, creme dental);
- Maquiagem;
- Barbeadores;
- Lençóis, cobertores e toalhas;
- Travesseiros;
- Carregadores e utilidades eletrônicas;
- E outros itens indispensáveis na sua rotina.
É claro que o seu kit sobrevivência pode variar, esses são apenas alguns itens gerais que vão otimizar a sua rotina até que tudo esteja em seu devido lugar.
Faça um projeto de disposição do seu novo espaço
Conhecer o lugar em que vai viver pelo resto da vida ou por um tempo significativo é essencial para criar um ambiente aconchegante, especialmente durante o processo estressante de mudança e em alguns casos, misturado com finalização de obras e a acabamentos.
Já trouxemos um artigo sobre moodboard, e ainda que seja usado por arquitetos e designers de interiores para criar a melhor decoração ou projeto de um ambiente, é uma ferramenta que também pode ser utilizada por você.
Entendendo melhor o que é um moodboard, basta pensar em painéis de inspiração e um organizador visual de suas ideias. Em relação ao processo de transição de um antigo local para o seu novo lar, criar um painel para ter uma visão ampla da disposição da mobília em cada cômodo é uma ótima maneira de evitar a mudança de posição das peças várias vezes e resultar em danos retrabalho.
Nesse momento, é válido pensar nos mínimos detalhes que acabam fazendo toda a diferença, como se há espaço projetado suficiente para todos os seus pertences.
É um modo de começar a se sentir em casa e a ter uma visão ampla do seu novo espaço.
Se desfazendo da mobília atual para a mudança de apartamento
Se o seu caso é realmente repaginar esse momento e não faz questão de levar os móveis para a casa nova, principalmente se tiverem sido feitos sob medida, mas não faz ideia do que fazer com eles, existem algumas alternativas.
Você pode doar! As organizações de caridade e de serviços sociais, além de roupas, alimentos e doações financeiras, também aceitam e precisam de armários, aparadores e móveis em geral. Algumas opções para pesquisar, são:
- Casas de repouso;
- Orfanatos;
- Associações de moradores de áreas carentes;
- Bazares;
- Institutos de voluntariado
Se você está procurando por uma renda extra para custear as despesas da mudança, você também pode vender a mobília!
Para isso, a internet será a sua melhor e mais rápida amiga. Nos sites sugeridos, é possível se desfazer não só da mobília, quanto de objetos de decoração que não fizerem mais sentido para você ou peças de roupas.
Outra opção para a venda de móveis é deixar que seus amigos e familiares saibam que você está anunciado. Publique nas suas redes sociais e envie nos grupos de WhatsApp. Muitas vezes a venda é facilitada pela relação de confiança que você já possui com pessoas conhecidas.
E a alimentação, como não deixá-la de lado?
Agora que já empacotamos as roupas, objetos de decoração, mobília e até os produtos de higiene, precisamos pensar na saúde e na alimentação!
Sendo realista, pode ser muito difícil cozinhar a sua própria comida durante a primeira semana em um lugar totalmente diferente e novo. Ceder ao fast-food será muito fácil e prático para a sua rotina, mas a frequência desse hábito gera um impacto na saúde física e financeira.
A solução é pensar com antecedência a partir do momento em que se decidir mudar, você pode cozinhar algumas refeições principais e armazenar no congelador ou criar um mini estoque de alimentos essenciais e temperos mais utilizados, sempre pensando em facilitar ao máximo, mas claro, sem deixar de cuidar da sua saúde.
Outra opção é você e sua família tirarem a semana da mudança de folga de outras atividades, assim, terão mais tempo para as organizações e em pouco tempo a rotina voltará ao normal.
Encontrar o apartamento perfeito; planejar a mudança; transporte e organização; se adaptar ao novo ambiente e finalmente, se sentir em casa, são processos dessa transição e muitas vezes da realização de um sonho.
Então, se planejar e pensar nos detalhes que eliminem complicações e diminuam os níveis de ansiedade e estresse, são pontos fundamentais para passar por esse momento da melhor forma possível e priorizar o seu bem-estar.
A Incorposul tem apartamentos incríveis esperando por você
Se você está em processo de mudança ou em busca do lar ideal, a Incorposul tem apartamentos de alto padrão, incríveis e sofisticados para você escolher.
Um de nossos últimos lançamentos é o empreendimento Monte Saint-Michel Residence, conta com apartamentos com 121 m² de área privativa, 186 m² de área total e prontos para morar. Além disso, um dos pontos de destaque do design, é o estilo neoclássico com cortinas de vidro.
Muitas famílias já estão realizadas e aproveitando todos os benefícios de se viver no apartamento dos sonhos.
A Incorposul prioriza o visual luxuoso, mas o conforto não é deixado de lado, afinal, o que caracteriza um lar ideal, é a combinação dos dois.
São 35 anos de experiência transformando o estilo de vida e bem-estar das pessoas! Você ainda tem dúvidas de onde morar ou está planejando se mudar? Entre em contato conosco ou conheça outros de nossos empreendimentos.
Compartilhe a sua opinião com a gente!